Confissões de uma mulher do século XXI - III Ou "I am not my hair"

18:10

"(...)
I am not my hair,
I am not my skin,
I am not your expectations, no, no
I am not this skin
I am a soul that lives within..."


A primeira vez que ouvi, meu parco inglês só reconheceu os significados do refrão, mas a voz inconfundível de India.Arie me dizia mais coisas que só uma tradução poderia me dizer. Depois disso viriam as audições de Video, Chocolate High - cantada com meu queridíssimo Musiq Soulchild - , The Truth e a sensação era de que a música havia sido feita para acalentar-me nos momentos de dúvida.
Parte da minha história eu devo a uma, até pouco irrepreensível, vontade de desafiar a opinião alheia. Foi assim que aos catorze, de castigo, proibida de alisar por cortar o cabelo, num dia de cabelo lavado, secando na carroceria do carro do meu pai em movimento, que considerei pela primeira vez a possibilidade de usar cabelo cacheado. As colegas disseram que estava lindo e, pensando em minha mãe, eu não tinha mesmo muita opção. Aí passei a ser a cabeleira do inferno no colégio. E o insulto ao invés do elogio foi o maior incentivo.
Aí acaba a contação de história, não sou adepta de mensagismo, muito menos de ser a dona da moral da história. Se você não tiver oitenta anos e rugas que obrigam a simpatia, além de sua história ser de fato comovente, é mesmo uma coisa chata a que não me arrisco do alto dos meus 21. Prefiro a beleza da música, de dizer que agora, da serenidade de pouco me lixar para certas opiniões, I am not my hair é agora, para mim, um canto libertador. Canto de quando já se chegou, canto de tributo à trajetória. Pode ser dramático e autopromocional dizer isso aos 21, mas o meu chegar é no gerúndio, pontuado pelo particípio. Vou chegando a cada chegada.
Teria sido um hino de guerra que, talvez, acalentasse meu coração desafiador.
Hoje é modinha ter cabelo cacheado e quem não cacheia, dizem, é porque não se assume. E de vaselina social tome-lhe o politicamente correto, lubrificando o sorrisinho no canto na boca e a aprovação protocolarmente pré-aprovada para tudo que seja afro-correto. Pena que eu ainda seja tão desinteressante à indústria. Pena que outro dia eu tenha entrado em uma grande loja de cosméticos e as opções de base que, de algum ponto ilusório, se aproximavam de minha cor só servissem para simular patologia renal ou lesão dermatológica. Pena. E vaselinas em escalas industriais, para tudo que se pensar.
Ser negra, ao menos aqui no Brasil, de onde estou magistralmente habilitada a falar, é ilustrativo para tantas outras identidades, para olhar no binóculo das outras pseudo-minorias, todas aquelas que você conhece, do doloroso bondinho das opressões. Mas parece que cada um só olha no seu binóculo e com essa febre em torno das imagens em High Definition e em 3D as tecnologias interpessoais estão voltadas à aperfeiçoar(?) as lentes do seu próprio binóculo para a sua própria visão, de sua realidade, definida em contornos por sua lente, que é aquela que lhe convém caber ao olho. Então não vou comprar nenhuma das bases que vi na loja. Já passo longe da unanimidade de beleza de tantas lentes absolutas. Imagine então as pessoas me vendo em HD, me projetando em 3D, a partir de suas interpretações, algumas passando vaselina para viver comigo e eu lá, aparentemente adoecida na lente alheia?
A base dos outros para aparecer na lente dos outros? Não.
Ser adoecida pela lente alheia adoece. E com a base indevida é pior.
E um dia eu achei que "assumir" bastaria.
Mas, I am not your expectations no, no, no...
Entendeu?
Pois é, por isso que a confissão acaba aqui e o futuro a Deus pertence.




Para ver I am not my hair:




You Might Also Like

1 comentários

  1. Por essas e outras que bato na mesma tecla: precisamos ser mais nós! Não o que querem que sejamos..não represento um ideal de negro: sorriso largo no rosto, quadril avantajado, batas com simbologias africanas, cabelo cacheado. Eu sou eu. E, assim como você, SEM BASE!
    Amei a publicação!

    "I got life, I've got lives
    I've got headaches, and toothaches,
    And bad times too like you"

    ResponderExcluir

Populares

Like us on Facebook

Flickr Images