#Ame o #BomBril

13:58


AME


Um sufixo ou uma sigla sugestiva, mulheres, frases de efeito e se tudo isso for bem conjugado temos uma campanha publicitária promissora. Mas, preste atenção, mulher na composição é um ingrediente manjado, da cerveja à jóia, a pele, o make e a (pouca) roupa vende mulher no varejo e no atacado. Ops, correção! vende um tipo de mulher, bem específico, a Mulher Maravilha, que, aqui na Bahia, vai fugir com o Super Man.
Não sendo a telespectadora uma dessas mulheres maravilhas, capazes de sentir no ciático instabilidades metereológicas para delírio dos consumidores de cerveja ou Global como a Fernanda Paes Leme para fazer homens de boteco descobrirem a fórmula tecnológica do biquíni desintegrável em água, contente-se, no máximo, em talvez identificar-se com propagandas regionais de prefeituras ou relativas à integração nacional ou racial. Ou achou que o exemplo seria as propagandas de desinfetantes e inseticidas? Segredinho: mulheres como as destes comerciais, impecavelmente maquiadas, bem vestidas e com casas bem decoradas não desinfetam nem desinsetizam.
E tudo isso é muito legal, mesmo que o método de previsão metereológica de um cervejaria transformasse o setor em um local de mulheres de biquíni desbancando a cientificidade da meteorologia, em favor do senso comum, senso aliás que as taxaria de vadias não profissionais, por mais acertos, que ciáticos cobertos por colossais e esculturais bundas femininas realizasse.
Isso tudo é mesmo muito legal, mesmo que Fernanda ficasse completamente pelada em um churrasco entre amigos, ao qual ela havia levado sua vovó. Por mais liberal que a vó que teve coragem de vestir o biquíni da neta fosse, acho que ficaria magoada com os comentários maldosos que os homens dirigiriam à sua neta Global, artista, despudorada, capaz de ficar pelada na piscina. Será que os homens confessariam sua trama maligna para vê-la pelada?
E isso tudo é mesmo muito legal, tão legal que não levantou a mínima desconsideração pelas marcas que propuseram as campanhas, tampouco campanhas indignadas com ciáticos anti científicos ou a possível nudez desnecessária de Fernanda. Deve ser tão legal porque as mulheres estavam em lugares convenientes, vulneráveis à decisão masculina, consideradas em seus atributos de fêmea. Corpo, corpo, corpo.
Mas, mulheres “evoluídas” que queiram adestrar homens devem render uma campanha tão ruim que só resta aos homens tirarem conclusões sociológicas, da masculinização da mulher, da banalização de métodos que lembram tortura, da descredibilização de uma marca tão querida dos homens, tanto que antes tinha crédito. Creio que essa seja a lógica: se hoje está descredibilizada é porque antes era tida em alto crédito pelos homens, ávidos lavadores de panelas, usuários das mil e uma utilidades do BomBril.
Poderíamos dizer que brincadeiras que beirem a sinceridade ou parodiem em cima de uma em relação a tabus sociais revela recalques históricos e aí os preconceitos saem da toca para mostrar suas caretas. Mas isso não deve ser verdade em um país em que existe a Lei Maria da Penha, e também um juiz impune que ridicularizou a lei e os direitos. Não deve existir mesmo, porque aqui, no Brasil, terra das mulatas rebolativas, comercial de cerveja que não tem mulher fala de como elas são chatas rastreando homens que se emancipam com cerveja. E isso desde quando? A criatividade e inovação nessas propagandas evoluiu muito. É o que mostra a variabilidade e constância. Evoluiu muito, mesmo. Tem até biquíni desintegrável em água que resiste a ser vestido! E você acreditou mesmo que uma loira escultural como aquela desenvolveu um dom metereológico “de pobre”? Segredinho: aquele ciático é chipado, tecnologia de ponta, ponta do osso da bunda.
Quanto à evolução das mulheres desse comercial, desconfiei mesmo da masculinização da roupa e do discurso, mas, por fim, acho mesmo que elas evoluíram, porque só a evolução em algum sentido traz dinheiro o suficiente para poder vestir um terno bem cortado escolhido na medida para harmonizar com cor de pele e de cabelo e formato do rosto. Talvez elas tenham mesmo se masculinizado, se pudermos admitir que terno é uma coisa de homem e que mulher não pode vestir, sob pena de descaracterizar sua “feminilidade”, uma característica que deve ser mesmo muito forte e intríseca, porque pode se perder no simples ato de vestir uma "roupa de homem”.
E isso tudo deve ser mesmo muito legal, porque incita inúmeras reflexões sociológicas de homens por todo o Brasil, cada qual com sua teoria mais peculiar sobre gêneros e papéis. E o que fomente o debate sem agredir é muito bem vindo. Mas, o mais legal de tudo isso é que despeito de qualquer coisa três mulheres estão ganhado dinheiro e publicidade, e nós brasileiros telespectadores sabemos que, com dinheiro e publicidade bem empregado a pessoa pode, pode, pode... Um doce para quem advinhar! Evoluir!
Será que é por isso que fazem e divulgam pesquisas sociais afim, entre outras coisas, de aumentar subsídios financeiros contra as mazelas sociais?
Ui! Mais uma indagação de cunho sociológico!
Olha só o Bom Bril contribuindo para debates sociais no Brasil!
Por isso deixe de ser reacionário: #AME o #BomBril!



E, a mim, que não tenho ciático chipado, amigos com acesso à alta tecnologia e na terra das mulatas ainda fui nascer negra e comum, resta evoluir.



Aliás, reclamação da propaganda: Cadê a negra evoluída?

You Might Also Like

6 comentários

  1. Rumo a Eqüidade real e realista, essa inquietação que sinto toda vez que leio seus post desse tema não é sem motivo.. Algo esta mudando e isso requer questionamentos inquietantes.. Me faz querer voltar para a aula que tive agora à pouco..

    ResponderExcluir
  2. Bobajada esquerdista e pseudo-intelectual.
    A campanha AME é desastrada e seu chororô feminista é um peido de formiga.
    Pedir cotas racistas no final foi para fechar com chave de ouro.
    Faz o seguinte, vai buscar uma cervejinha gelada pra mim, vai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkk³
      Muito espirituoso o comentário!
      Se eu fosse um pouco menos centrada minha conclusão seria de que as pessoas quando não encontram argumentos válidos e racionais apelam para argumentos subjetivos, eivados de rancores e preconceitos...
      ...Mas, como eu sou um pouco mais equilibrada a única conclusão que posso tirar é que a AME mobilizou mais uma pessoa a opinar e debater!

      Olha só que lindo!
      E as mulheres evoluindo!

      hahahahahahaa!

      Excluir
  3. kkkkkkk³
    Muito espirituoso o comentário!
    Se eu fosse um pouco menos centrada minha conclusão seria de que as pessoas quando não encontram argumentos válidos e racionais apelam para argumentos subjetivos, eivados de rancores e preconceitos...
    ...Mas, como eu sou um pouco mais equilibrada a única conclusão que posso tirar é que a AME mobilizou mais uma pessoa a opinar e debater!

    Olha só que lindo!
    E as mulheres evoluindo!

    hahahahahahaa!

    ResponderExcluir

Populares

Like us on Facebook

Flickr Images